quinta-feira, 22 de julho de 2010

V Semana Teológica: Fé e Política "O papel do leigo nas próximas eleições à luz da Doutrina Social da Igreja". 26 - 30/07/2010, 20hs.‏

Repassando notícia de evento na cidade em que por solicitação da comunidade, estamos apenas colaborando na divulgação.Será realizada nos dias 26/07 até 30/07 às 20hs na igreja do Rosário o V Semana Teológica cujo Título é: Fé e Política, com tema é: “O papel do leigo nas próximas eleições à luz da Doutrina Social da Igreja”.
Cronograma:
26/07 Abertura: Dom Fernando Rifan: (palestra: O que é política)
27/07 Pe. Nelson (palestra: pecado social e miséria)
28/07 Pe. Gilmar (palestra: Igreja e gestão pública)
29/07 Pe. Clécio (palestra: A Igreja e o Estado)
30/07 Prof. Diniz (palestra: Como deve votar o católico).
Inscrição R$ 5,00 na secretaria da igreja (horário: 8h-12h e 14h-18h).
Local e contatos para informações: Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (popularmente conhecida como igreja do “saco”.
Endereço: Praça Dr. Ribeiro do Rosário, 30 - Pq. Leopoldina. CEP: 28051- 165 - Campos dos Goytacazes - RJ. Tel.: (22) 2732-5635 - 2732-2360. Cel: (22) 9937-0923.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Projeto dos Arautos do Evangelho com parceria da Coord. Ens. Relig. SMEC é apresentado aos Diretores.

Projeto Futuro e Vida
Juventude tem Concerto
1 - O Projeto
De conteúdo acima de tudo preventivo e construtivo, atua em interdependência com família, escola e comunidade, por serem ambientes de grande importância no desenvolvimento integral do adolescente.

2 - Objetivos
O projeto desperta a senso criativo do jovem, sua capacidade de escolha e responsabilidade, favorece rumos para um amadurecimento sadio, estimula a consciência de uma cidadania ativa e valoriza os talentos e dons próprios de cada um. Procura atingir jovens de todas as classes sociais, reservando especial atenção para aqueles que se encontram situação de risco.

3 - Como é desenvolvido nas escolas e comunidades
Aos jovens é oferecida a oportunidade de participar de uma apresentação musical.
Em primeiro lugar, faz-se um breve concerto didático, demonstrando a importância de cada instrumento musical. Segue-se executando algumas peças clássicas.
Quando oportuno, dentro dos 30 minutos desta fase inicial do projeto, para estimular a interação dos assistentes, tem lugar os "passodobles" espanhóis e solos de percussão. Ao final, coreografias esportivas, katás, etc.
Os interessados podem participar das aulas de música e atividades esportivas, durante 8 encontros aos sábados e/ou domingos no Centro Juvenil dos Arautos. Seus pais são convidados para a abertura e encerramento do projeto, ocasião em que haverá apresentação dos trabalhos. Os ciclos e eventos são gratuitos.

4 - Conclusão
As dificuldades que os jovens encontram no período da adolescência, forma um conjunto vasto e complexo. Nem sempre é possível dar-lhes uma "solução" simplificada e rápida.É este o momento de semear esperanças. Como já foi dito, somente com esforços somados da família, escola e comunidade pode-se dar um apoio eficaz a tantos jovens que justamente buscam esta esperança.

5 - Quem são os Arautos?
Uma Associação Internacional de Direito Pontifício. Jovens em sua maioria (moças e rapazes), estão presentes em 75 países. Por verem na Cultura e na Arte, eficazes instrumentos de diálogo com a juventude, contam com diversos conjuntos musicais. O mais conhecido deles, já se apresentou em inúmeros países dos continentes europeu e americano, em grandes teatros, igrejas, ginásios esportivos e estádios. Seu nome é “Coro e Orquestra Internacional dos Arautos do Evangelho”, sob a regência de Mons.João Clá Dias, Presidente da Associação.

6 – Como são desenvolvidas as atividades para os alunos:
A- No campo esportivo: desenvolvimento do karatê com técnicas, katás, defesas, etc. Após têm-se inicio os jogos mais variados,como por exemplo:Trincheira, Bombardeio Xadrez, Biruta, Bandeira, etc; em todos os jogos são divididas as equipes.
B- No campo da música: o aluno começa com noções de instrumentos musicais de percussão, como caixa , surdo, durante um mês. Após o primeiro mês, são ministradas aulas de flauta e teoria musical, num total de cem lições findadas. Assim sendo, são escolhidos os instrumentos específicos, de acordo com a apetência de cada um.
C - No campo da arte: os alunos têm aulas de técnicas teatrais, para futuras encenações para outros alunos.
D - Também são ministradas palestras, enriquecidas por fotografias e vídeos, de conhecimentos gerais, sobretudo com assuntos da atualidade.

Histórico: são relatados fatos marcantes ocorridos em vários países, mostrando a psicologia e relevância de cada povo;

Religioso: são contadas histórias de santos; da Igreja, etc. Vale a pena ressaltar que se tratando de um projeto cultural, são também comentados fatos de outras confissões religiosas, num ambiente de franco diálogo, respeito, acolhimento, carinho tudo que favorece o cultivo da paz.

Ecológico: os alunos ficam conhecendo a vida dos animais, características, etc. Também sobre fenômenos naturais como: vulcões, terremotos, etc. Aprendem a amar a natureza, sob o prisma de grandeza de Deus ao criar tudo.

Moral: sempre são contadas histórias reais ou legendárias, que visam despertar nos jovens, sentimentos de solidariedade, amor, união, respeito, disciplina. Cumpre salientar, depoimentos de pais que comentam que seus filhos melhoraram o comportamento em casa, só pelo fato de estarem participando deste projeto.
Variados: tem seu lugar fatos épicos, história de aventuras.
Tudo isso visando, despertar o senso criativo do jovem, sua capacidade de escolha e responsabilidade, favorecer rumos para um amadurecimento sadio, estimular a consciência de uma cidadania ativa e valorizar os talentos e dons próprios de cada um. (cf. 2 – Objetivos).

Nossa meta: formar cidadãos para o futuro.

7 - Como são realizados os sorteios
O aluno primeiramente é sorteado na escola para participar do projeto, numa primeira etapa com duração de um mês (as atividades serão realizadas na comunidade). Após o primeiro mês, o aluno passará novamente por outro sorteio, dessa vez concorrendo não apenas com os colegas da sua escola , mas com todos alunos que estiverem freqüentando a comunidade. Caso ele seja novamente sorteado, a sua oferta de bolsa se prolonga por mais dois meses sendo que, no final destes dois meses, novamente o aluno se verá na obrigação de passar por um novo sorteio, onde obtendo-se um resultado favorável, será então computado a partir daí: freqüência, comportamento e participação.

Surgem então as perguntas:
E quem não passa?
Têm que pagar pelo projeto?
Não há um valor estipulado?

A resposta é uma só. Aqueles que não forem sorteados nas etapas seguintes não deverão participar mais do projeto, nem mesmo pagando, até porque o objetivo não é mercantil.

O que nós indicamos é, para o aluno que se sobressaiu no karatê, indicamos uma academia em que ele possa continuar desenvolvendo suas “habilidades”; para o aluno que se sobressaiu na música, indicamos uma Escola de Música, etc.


ou: Rua Pedro Maciel Netto nº 242, Residencial Santo Antônio, CEP 28022-335/ Campos dos Goitacazes – RJ
Telefones: (22) 2735-6577/ 9901-5365 E-mail:
arautoscampos@gmail.com Homepage:www.arautos.org.br
Blog: campos.blog.arautos.org / futuroevidacampos.blogspot.org